Medicina Ayurveda

Criada há mais de cinco mil anos, a Ayurveda surgiu com o desejo de uma sociedade sem doenças, para que todos pudessem dedicar-se à busca do auto-conhecimento. A Ayurveda, ao mesmo tempo ciência e filosofia, é considerada a medicina natural mais antiga do mundo e uma forma tradicional de cura, praticada na Índia e no Sri Lanka e um pouco por todo o mundo. A palavra vem do sânscrito: Ayur - significa vida, e Veda - conhecimento ou verdade. Por isso, esta medicina abrange muitos aspectos físicos, mentais, emocionais, sociais e espirituais que são necessários à vida com saúde.

Terapeuta Ayurveda: Raquel Cardoso 

Consulta de Terapia Ayurveda

A consulta de Terapia Ayurveda, envolve a utilização de um conjunto de instrumentos para avaliar o biótipo corporal e mental de cada pessoa, entre eles a aplicação de um questionário, avaliação de hábitos alimentares, estilo de vida, avaliação de elementos físicos como a língua, unhas, entre outros. Ferramentas de diagnóstico essas que permitem o aconselhamento de um tratamento específico a cada pessoa, tendo por objectivo a prevenção e ou tratamento de determinada disfunção do organismo.

Através do diagnóstico realizado, aconselha-se a cada pessoa um tratamento específico adequado à  sua necessidade.

No tratamento são utilizados métodos naturais, dieta de acordo com o biotipo da pessoa e estação do ano, massagens com óleos vegetais biológicos e óleos essências, suplementos ayurvedicos de origem mineral e vegetal, biopurificação e desintoxicação, atividade física moderada, rotina diária saudável e se possível a introdução de práticas que visam aumentar a qualidade de vida, como por exemplo a meditação.

O corpo mental, emocional e espiritual são indissociáveis no ser humano, para haver equilíbrio, saúde, é imprescindível olhar para este como um todo, daí a Ayurveda ser considerada inequivocamente uma medicina natural holística.

Massagem Ayurveda Clássica

A massagem Ayurveda é uma massagem terapêutica que é realizada com movimentos estudados, específicos e ritmados por todo o corpo, tendo como principal particularidade a utilização de óleos essenciais de acordo com o dosha (natureza) de cada pessoa, com o objetivo:

Massagem Ayurveda
Massagem Ayurveda
  • Relaxamento geral do corpo e da mente, minimizar o stress, os estados melancólicos e depressivos, a ansiedade e as insónias;
  • Melhoria da circulação sanguínea e linfática;
  • Fortalece o sistema imunitário;
  • Desintoxica o organismo, eliminando toxinas e nutrindo a pele;
  • Obstipação;
  • Relaxar os músculos, articulações, revitalizar os tecidos;
  • Prevenir contra o reumatismo;
  • Corrigir a postura corporal e revitaliza, tonifica e relaxa os tecidos musculares.

É aconselhável não ingerir alimentos nas 2 horas anteriores à massagem.