Naturopatia

A Naturopatia é a arte de promover boa saúde e cuidar através de meios naturais, procurando compreender e corrigir o que funciona mal no corpo e a sua causa, tratando o paciente como um todo seguindo uma visão holística. Tratar o paciente e não a doença, usando todas as ferramentas terapêuticas, tendo por base a reeducação alimentar, acreditando na importância de uma dieta equilibrada, adaptada, cheia de nutrientes, como elemento vital para a saúde, recorrendo quando necessário à suplementação usando ervas adptogénicas, infusões, protocolos de desintoxicação, tratamentos com argila entre outros.

naturalmente blog

Semana da fruta

 

A semana da fruta decorreu entre 10 e 14/06/2024, contou com a participação de 17 corajosas mulheres que durante 5 dias se alimentaram exclusivamente de frutas, levando a cabo um maravilhoso processo de desintoxicação.

Foram acompanhados em todo processo que resultou num melhor entendimento de sintomas associados bem como na importância da prática de uma verdadeira nutrição para a vida.

 

Vejam o video: https://www.instagram.com/reel/C8XIF7AsiqA/?igsh=MXZoeml3ODJ4dWhsaw==

 

Alguns depoimentos:

 

 

 

Ter participado neste desafio foi sem dúvida, muito bom!
Já consumo habitualmente bastante fruta e legumes diariamente, mas passar 5 dias só consumindo frutas, foi algo muito diferente.
Senti que a minha energia nunca baixou, até pelo contrário.
As digestões foram leves, nada de inchaços ou mal estar.
Senti que desinchei a nível da barriga e senti que a circulação sanguínea estava bem activada.
Também senti a pele mais macia e hidratada. E psicologicamente senti me bastante bem também.
Vou adoptar a partir de agora um dia por semana só de fruta, porque tenho plena consciência que irá beneficiar a minha saúde a todos os níveis, físico, mental, emocional e energético.
Sónia Vieira

 

 

 

Esta experiência revelou-se extremamente enriquecedora e transformadora .
Desde o início, o desafio foi surpreendentemente simples de seguir, apesar de alguns pequenos obstáculos. Nos primeiros dois dias, senti uma ligeira dor de cabeça, que rapidamente passou, permitindo-me desfrutar plenamente dos benefícios deste regime. 
Ao longo da semana, senti  leveza e um grande bem-estar. A nível vibracional, notei uma boa disposição , acompanhada de muita energia . Além disso, a clareza mental que experienciei foi notável, permitindo-me ter um raciocínio mais rápido e ágil.
Esta semana trouxe-me uma nova perspetiva sobre a minha alimentação e o impacto que ela pode ter no meu corpo e mente. Estou muito grata pela oportunidade e pela vossa generosidade em proporcionar este desafio.
Continuarei a aplicar muitos dos princípios que aprendi durante esta semana no meu dia a dia. Gostaria também de expressar um agradecimento especial às parceiras do desafio. As suas partilhas e o apoio constante tornaram esta jornada ainda mais fácil e agradável.

Isabel

 

 

Foi uma semana de aprendizagens. O nosso corpo obedece à nossa mente e quando mantemos o foco, tudo corre melhor. Pensei que não iria conseguir só comer fruta, mesmo amando comer toda a fruta. Consegui fazer apenas refeições de frutas, perdi muito volume e peso. A disposição mudou e estava muito mais leve. O regresso foi com algum receio, e fiz uma refeição leve. Noto que o corpo não tem tanta necessidade de muita comida e acredito que vou substituir uma ou mais refeições de fruta se assim o corpo pedir. Quero manter esta rotina e sinto que limpei o meu corpo.

Francisca

 

 

Eu adorei a semana da fruta! Trouxe-me maior consciência e conhecimento sobre mim e sobre os meus hábitos alimentares. Sinto-me muito mais leve e alegre e o sono... Notei uma diferença brutal no meu descanso. Acho que nunca tive um sono tão reparador. Já regressei à alimentação e noto que fico saciada com menores quantidades e agora a fruta está presente em todas as minhas refeições. O meu pequeno almoço e lanche é só fruta e ontem ao jantar também só comi fruta. Não tinha vontade de outra comida. Não tirei medidas nem pesos mas sinto-me muito menos inchada e devo ter perdido volume porque já tenho de apertar mais o cinto, estou super feliz e grata por me ter permito viver esta experiência. Vivi a experiência de uma forma muito tranquila e respeitosa para comigo e acho que isso também facilitou a torná-la tão leve e prazerosa.
E pretendo fazer a semana da fruta pelo menos uma vez por mês! 

Márcia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A semana da fruta para mim foi incrível, consegui regular a minha compulsão alimentar e senti o meu corpo a desintoxicar. Apesar de alguns sinais de crise de cura, como dor de cabeça, foi super fácil de fazer. Não senti necessidade de comer fora das refeições nem outro tipo de alimentos! 
Senti-me muito mais leve e com mais energia. Tive momentos de limpeza emocional também, que são igualmente importantes . 

Sem dúvida que vou voltar a fazer e que vou implementar refeições de fruta no meu dia-a-dia ! 

Patricia Ferreira

 


 

Foi algo que nunca pensei fazer e quando surgiu o convite aceitei, pensei que fosse ser mais fácil do que foi, porque adoro fruta, embora não tenha o habito de comer com tanta frequencia. O desafio teve um grau de dificuldade qb. Sendo que estou habituada a comer as refeições tradicionais e ao meu café diário, entre o pequeno almoço e o almoço, até quarta feira à noite senti muita falta de comida de sal, vontade essa que passou ao final da nossa sessão. Os outros 2 dias ja foram mais fáceis, sem grandes vontades e até agora tenho mantido 1 refeição de fruta por dia, com vontade. Por exemplo, ao pequeno almoço, só me tem apetecido comer fruta. Eu fiz este desafio na minha TPM, que é a altura que costumo ter muita compulsão alimentar e desta vez não tive.
Em resumo foi um bom desafio, aprendi muito e vou manter a fruta como 1 refeição (jantar) que é a hora que costumo ter mais compulsão. Grata a todos, por tudo 

Lucy Brito

© 2024 therapias.pt